.

.

Zoonoses lança programa de castração de cães e gatos

Segundo estatísticas do Centro de Controle de Zoonoses de Várzea Paulista, há hoje cerca de 18 mil cães e pelo menos três mil gatos habitando as ruas da cidade. Dados que alertam para um grande problema de saúde pública.

Para reverter a situação, a Secretaria de Saúde de Várzea Paulista lança no mês de maio o Programa Posse Responsável, organizado pelo Setor de Controle de Zoonoses do Município. A meta é realizar a castração de cães e gatos para evitar a procriação de animais indesejados nas ruas da cidade.

O programa é pioneiro em Várzea Paulista e vai contar com a parceria da Universidade de Santo Amaro – Unisa. Durante a primeira etapa do Posse Responsável, a castração dos animais acontecerá apenas no bairro da Vila Real. Cerca de 50 profissionais da Universidade vão participar, dentre eles, médicos veterinários, recém-formados e alunos da instituição.

De acordo com a coordenadora Técnica de Controle de Zoonoses Nanci Gouveia Martinuzzo, a Prefeitura vai disponibilizar todo medicamento e insumos aos profissionais durante a castração. “Para a cidade é uma avanço, já que é uma forma de evitar que animais de ruas transmitam doenças à população”, explica.

Segundo ela, a parceria com a instituição demonstra a preocupação do Governo Municipal em cuidar da comunidade. “ Nossa expectativa é castrar cerca de 100 animais na Vila Real, e futuramente em toda cidade”, diz a coordenadora.


Maus tratos podem levar a um ano de reclusão

De acordo com o artigo 32 da Lei Federal 9.605, de 1988, referente a crimes ambientais, é considerado crime praticar atos de abuso, maus tratos, ferir ou mutilar animais, o que inclui abandono, manter o animal preso por muito tempo sem comida e sem contato com seus responsáveis, deixar o animal em lugar impróprio, agressão física covarde e exagerada e não procurar veterinário se o animal estiver doente. A pena de detenção pode ir de três meses a um ano. Mais informações podem ser obtidas no Controle de Zoonose através do telefone 4606 8118, ou no site www.varzeapaulista.sp.gov.br.

PMVP - Imprensa [15/03/2006] Clique aqui para imprimir essa materia